As melhores Peças/Obras emitidas na Rádio Temática Arganil, estão aqui, disponíveis para audição, em qualquer altura.

By José Santos Silva

Arganil

Podcasts Recentes

Pesquisar:

Episódio 178 Vitalina Oliveira - Infancia

By Vitalina Oliveira/ /

Cresci num tempo estranho. Quando era criança de escola, a canalha era um bocado selvagem e até tínhamos grande treino como futuros terroristas.
.

Episódio 177 Vitalina Oliveira - Historias e memórias ao entardecer

By Vitalina Oliveira/ /

Nos tempos da minha infância, quando a canalha não estava na escola, a família tinha por hábito “explorar” a mão de obra infantil, ”trabalho de menino é pouco, mas quem o perde é louco”. Assim as meninas “treinavam” tarefas domésticas…ajudar a lavar a roupa no lavadouro, no rio e ribeiras, ir á fonte e isso era bem complicado no verão em que as fontes só pingavam…apanhar lenha, cuidar dos irmãos mais novos, varrer a casa e tudo o mais que fosse necessário.
.

Episódio 176 Vitalina Oliveira . As Alminhas

By Vitalina Oliveira/ /

Li hoje numa página que sigo, “Tondela ao Centro” uma publicação sobre “as Alminhas”… Tenho um grande carinho por estes singelos monumentos que desde sempre vi em sítios onde morei. Ainda vi muitos homens pararem e tirarem a boina ou chapéu em sinal de respeito, ou mulheres rezarem uma pequena oração pelas “almas dos que partiram”.
.

Episódio 175 Viagem emocional. Mosteiro de Santa Maria das Júnias. Olga Cardoso Pinto

By Olga Cardoso Pinto/ /

O Mosteiro, as suas ruínas e ainda a persistente igreja existente de Santa Maria das Júnias, nos arredores de Pitões das Júnias, em Montalegre, Vila Real, com acesso pelo Parque Nacional Peneda-Gerês, é um lugar místico. Situado num vale estreito, longe de populações e da modernidade, desafia as eras e o passar do tempo.
.

Episódio 174 Uma Viagem Interminável. Maria Teresa Portal Oliveira Escritora

By Maria Teresa Portal Oliveira/ /

stamos no Natal. Então vamos a um conto de Natal, Uma Viagem Interminável, que saiu na Coletânea de Contos de Natal- Natal em Palavras, volume 2 (páginas, 541 e 542), da Chiado Books. Uma Viagem Interminável Era um homem gorducho, com um ar bonacheirão de muito boa pessoa, uns olhos risonhos e calorosos, que piscavam de boa-disposição, umas gargalhadas sonoras e uma enorme barriga. Idade… bem, idade indefinida. Sentou-se ao meu lado no autocarro. Não sei em que paragem entrou. Embrenhada nos meus pensamentos, nada condizentes com a época natalícia que se aproximava, só o senti quando se sentou pesadamente no banco quase me esmigalhando contra a janela do autocarro, apinhado em hora de ponta.
.

Episódio 173 UMA PRENDA INESPERADA! Maria Teresa Portal Oliveira

By Maria Teresa Portal Oliveira/ /

A Páscoa já andava no ar, muito antes dos botões florirem nos canteiros e da árvore do jardim, de que ninguém sabia o nome, se cobrir de bolas cor de rosa a fugir para o roxo. A excitação das crianças vivia-se no sopro da brisa, às vezes bem fresca, e até nas chuvadas repentinas e tempestades inesperadas. Bastava não haver aula para haver festa.
.

Episódio 172 Uma paisagem bucólica. Águas Frias (Chaves) . Portugal. Mário Silva

By Mário Silva/ /

A fotografia apresenta uma paisagem bucólica composta por diversos elementos que evocam uma atmosfera de paz e tranquilidade. Em primeiro plano, observa-se um tanque de água de formato retangular, com a superfície lisa e reflexiva que espelha o céu azul e as nuvens brancas. O tanque está rodeado por erva verdejante e viçosa, que se estende por todo o primeiro plano da imagem.
.

Ep 171 Uma história a 4 mãos. ENCONTRO COM O DESEJADO. Teresa Oliveira

By Maria Teresa Portal de Oliveira/ /

A Natércia Dias escreveu: (100 palavras) O nevoeiro dissipara-se. Ruídos tinham origem na queda dos pedaços de sincelo.
.

Episódio 170 Uma Galinha. João Carlos Monteiro Moreira

By João Carlos Monteiro Moreira/ /

Na sequência da alegoria do elefante acorrentado de ontem, hoje trago-vos uma história de um animal muito menos espectacular, mas delicioso... Uma galinha! As minhas galinhas e o marido delas todas, o galo! Vivem num galinheiro que construí há uns anos atrás com todas as condições para que pudessem ter um bom abrigo para pernoitarem e um razoável espaço ao ar livre para pastarem e esgravatarem à vontade durante o dia, como elas tanto gostam!
.

Episódio 169 O Poder Oculto da Antiga Lamparina de Petróleo. Uma Estória Fascinante (Parte II). Mário Silva

By Mário Silva/ /

A influência da lamparina nas vidas das pessoas A luz da antiga lamparina de petróleo tem sido uma presença constante nas vidas das pessoas ao longo dos séculos, iluminando caminhos escuros e trazendo conforto nos momentos de escuridão. As histórias contadas à sua luz parecem ganhar vida, revelando segredos profundos e despertando a imaginação de todos que a contemplam.
.

Episódio 168 O Poder Oculto da Antiga Lamparina de Petróleo. Uma Estória Fascinante (Parte I). Mário Silva

By Mário Silva/ /

Num mundo repleto de mistérios e encantamentos, a antiga lamparina de petróleo destaca-se como um símbolo de poder oculto e magia. Descubra a história por trás dessa misteriosa fonte de luz e os segredos que ela guarda. ..
.

Episódio 167 Uma casa rural na aldeia transmontana de Águas Frias (Chaves) – Portugal - de Mário Silva

By Mário Silva/ /

A casa rural é típica de uma aldeia transmontana. É feita de pedra e tem dois andares. O rés do chão é usado para as lojas, para a criação de animais, adega e alfaias agrícolas. O andar superior é acedido por escadas em pedra e tem uma varanda....
.

Episódio 166 Trapalhona e o Mocho Sabio - Maria Teresa Portal Oliveira

By Maria Teresa Portal Oliveira/ /

É uma história infantil que eu conto
.

Episódio 165 RUIVINHO. Maria Teresa Portal Oliveira

By Maria Teresa Portal Oliveira/ /

Ruivinho acordou de muito mau humor, naquela manhã de invernia. O frio apertava mais que em dias anteriores, nevara durante a noite e a montanha acordara vestida de branco....
.

Episódio 164 Rosto através da porta. Mário Silva

By Mário Silva/ /

A pintura Rosto através da porta, apresenta uma imagem surrealista. Uma mulher com longos cabelos negros e olhos penetrantes emerge de um portal em forma de losango, suspenso em um plano azul celeste. O portal é adornado por ornamentos dourados e parece flutuar em um espaço indefinido, rodeado por nuvens brancas e tons de azul e verde. A mulher, parece estar num estado de contemplação serena.
.

Episódio 163 Recomeçar. Microconto. 27.12.23, Olga Cardoso Pinto

By Olga Cardoso Pinto/ /

Subia a ladeira, cansado, sem fôlego, as pernas já não tinham a mesma força de outrora. O velho parou para recuperar energias. Mirou lá do alto o mundo, todo ele repleto de humanos e tão pouca humanidade. Viu a destruição, a fome e a guerra, a natureza devastada, a exploração desenfreada dos seus recursos, a biodiversidade alterada, as crianças subjugadas sem futuro...
.

Episódio 162 Que tal um outro MICROCONTO - Maria Teresa Portal Oliveira

By Maria Teresa Portal Oliveira/ /

Encontro matinal Gelada pelo frio, a manhã avançou muito lentamente, pé ante pé, não fosse escorregar na geada, cujo manto paisagístico elaborara, primorosa e sub-repticiamente, durante a noite.
.

Episódio 161 Queimar o Velho 2023 e saudar o Novo 2024. Vitalina Oliveira

By Vitalina Oliveira/ /

O Natal não era um acontecimento muito festejado na minha infância. Longe da família, em aldeias distantes não juntávamos na mesa de consoada avós, tios e primos.
.

Episódio 160 Quartas de Contos. Avelina 4. Olga Cardoso Pinto

By / /

Avelina foi crescendo em graça, simpatia e doçura. Era uma criança meiga e prestativa, desde tenra idade ajudava os pais adotivos, porém, sempre que podia escapulia-se para a floresta, para o seu meio natural e originário, onde passava horas junto da aveleira que engrandecia a cada ano que passava. Celeste e António adoravam a criança que lhes fora confiada, um milagre escondido dos vizinhos, somente dizendo que era uma parente que tinha ficado órfã e que lhes foi entregue devido à estreiteza de laços com a mãe. Mentira singela e que de muito tinha de verdade...
.

Episódio 159 Quartas de Contos. Avelina 3. Olga Cardoso Pinto

By Olga Cardoso Pinto/ /

No tempo da aveleira ela deu os frutos, colhidos com tanto carinho pelas mãos calejadas que lhe ajeitaram a forma. As avelãs que gerou eram graúdas em tons de canela, vistosas, dando à árvore um orgulho vegetal, competindo com os castanheiros que exibiam os ouriços prenhes de gordas castanhas luzidias.
.

Atrás do Podcast

Image

José Santos Silva

Produtor de WebRádio

Atrás de uma Utopia!-Sem Liberdade e Direitos por forças ditas democráticas.

Image

Antonio Gil

Professor na empresa Ministério da Educação - MEC

Oh alma, não desejes a imortalidade, aspira apenas esgotar todos os campos do possível.

Image

Isabel Andrade Silva

Câmara Municipal do Porto

ainda terráquia em 2022.

Image

Olga Cardoso Pinto

Ilustradora · Escritora

O Ministério das Criaturas Fantásticas está disponível:
@https://cordeldeprata.pt/livraria/o-ministerio-das-criaturas-fantasticas/

Image

Maria Teresa Portal Oliveira

Escritora

Escritora de livros e de sonhos! Alquimista de palavras.

Image

Vera Cardoso

Escritora e Arqueóloga

Criadora de conteúdos digitais.

Image

Goispro Mediação Imobiliária

Agente imobiliário

Based in Góis, in the heart of Central Portugal, Goispro Mediação Imobiliária, Lda. is a legal c.....

Image

Christian Salles

Podcaster

Podcaster, Speaker, Mentor na empresa Quintal da Galiza

Image

Eugénia Santa Cruz

Escritora

Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo.... Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer

Image

Junta de Freguesia de Arganil

Instituição

Bem-vindos à Freguesia de Arganil. A palavra Arganil aparece na nossa língua ostentando sinais de verdadeira preciosidade: é antiga e é rara.

Image

A Chinesinha

Escritora

Produtora de Conteúdos.

Image

Lucinha Cunha

Escitora

Escritor - Criador em ascensão.

Image

Vitalina Oliveira

Cronista

Educadora de Infância- aposentada-Agrupamento Escolas Penacova

Image

João Carlos Monteiro Moreira

Escritor

Autor dos Livros Cadeado de Papel e Apocalígrafo

Image

Mário Silva

Tipo de figura pública

Fotografia - Escrita - Pintura - Música - Memórias - Pensamentos No 'Reino Maravilhoso' PORTUGAL

Image

Hugo Dionisio

Bloguista

Pretenso Bloguer e escritor wannabe na empresa Autor de tretas, balelas e outras sabujices

Image

Elisabete Brito

Autora

Gosto de dar as mãos às palavras e com elas pintar o mundo, costurar os sentidos, reinventar os dias e, acima de tudo, brincar.

Image

Luiz Nogueira

Luiz Nogueira

Estudou em ESBAL Pintura. De Chaves

Image

Catarina Silva

Catarina Silva

Produtora de Conteúdos Infantis

Image

Scott Ritter

Ex Fuzileiro Naval Americano

Analista Político e Geo Político

Image

Miguel Ruiz Calvo

Influencer

streamer de actualidade, noticias y jurídico

Copyright © All rights reserved | This template is made with by Colorlib